Lugares escuros

lugares escuros

Depois do sucesso meteórico de Garota Exemplar – e sua versão cinematográfica dirigida pelo expert em adaptações de livros, David Fincher – Gillian Flynn retorna ao topo da lista dos livros mais recomendados pela crítica e público com Lugares escuros.

Na linha dos dramas psicológicos, Lugares escuros narra a história de Libby Day em dois momentos de sua vida. Ainda na infância ela testemunha o assassinato brutal da sua mãe e duas irmãs, na fazenda onde morava.

O acusado de cometer o crime é seu irmão. Ele é preso e condenado à prisão perpétua. Mas os traumas de Libby não foram amenizados com o tempo.

Já adulta ela nunca conseguiu ter uma vida normal. Vive sem rumo, amigos, ou trabalho. O cenário piora quando após 24 anos da condenação de seu irmão Libby é procurada por um grupo que acredita na inocência do assassino.

Desse dia em diante Libby passa a questionar cada vez mais o que aconteceu no dia em que sua família foi assassinada. Página a página o leitor é levado a desvendar os mistérios aos quais envolvem um crime tão brutal.

A narrativa é construída do ponto de vista de Libby e o leitor vai montando as peças do quebra-cabeça, assim como Libby remonta sua própria história. Flashbacks da infância da narradora – característica comum na escrita de Flynn – também ajudam o leitor na compreensão da história.

Sucesso de crítica

lugares escuros
Libby Day (Charlize Theron) é uma mulher com um trauma no passado.

Gillian Flynn é considerada uma das melhores escritoras do gênero suspense psicológico na atualidade. Assim como Garota Exemplar foi sucesso de crítica, Lugares escuros não ficou atrás.

Jornais como o New York Times e Chigado Reader aclamaram a narrativa, destacando a capacidade de Flynn em construir histórias impressionantes e capazes de prender a atenção do mais preguiçoso leitor.

O livro foi lançado em 2013 e tem 416 páginas. No Brasil, foi publicado em duas versões. A primeira pela Bertrand Editora (2013). Nesse ano, a Editora Intríseca (2015) relançou com uma versão de 350 páginas.

Curiosidades de Lugares escuros

Apesar de Garota Exemplar ter feito sucesso no ano passado – muito por conta do filme Gone Girl – Lugares escuros foi escrito e publicado antes. No entanto, somente agora, também por causa de uma versão para cinema, é que o público em geral tem dedicado atenção para o livro.

Isso, no entanto, não evitou comparações dos fãs de Garota Exemplar, os quais afirmam que Lugares escuros é um pouco mais fraco do que seu sucessor.

Direto para as telonas

Assim como Garota Exemplar virou Gone Girl no cinema, sendo inclusive indicado ao Oscar, Flynn volta ao mundo do cinema. No lugar de Rosamund Pike e sua peculiar Amy, entra em cena Charlize Theron e a complexa Libby Day.

A adaptação do romance tem estreia ainda em junho, no próximo dia 18. A direção do filme fica por conta de Gilles Paquet-Brenner e traz no elenco nomes como Nicholas Hoult, Chloe Moretz e Tye Sheridan.

O filme inicialmente foi lançado na França, em abril de 2015, com distribuição da Mars Distribution.

Compartilhar2
Twittar
+11
2 Compart.